Webquest

Química sobre Rodas: Webquest como ferramenta de aprendizagem em contexto de Química e Biologia


O Modelo Webquest

Em 1995, Bernie Dodge e Tom March pensaram numa forma de “forçar” o aluno a transformar a informação encontrada na rede Internet, em conhecimento. Eles criaram um modelo de uso da rede para favorecer esta transformação: WebQuest (Web: Rede, WWW e Quest: Investigar, procurar. Aventura), que seria:

“Uma atividade orientada em que algumas ou todas as informações que os aprendizes interagem vêm de recursos da Internet, opcionalmente suplementadas por videoconferência.” (Dodge, 1995).

O Modelo WebQuest (MWQ) surgiu a partir da necessidade de ajudar os alunos a usar informações adquiridas para construir significado num tópico complexo, preferivelmente de forma a motivar o trabalho em grupo e a testar hipóteses num contexto real de mundo (March, 2000).

Trata-se de uma forma de orientar a pesquisa em sala de aula, disponibilizando recursos on line e/ou off line, tornando o trabalho a partir de recursos Webmais satisfatório, uma vez que não requerbuscas (muitas vezes improdutivas) por parte dos alunos. O formato WebQuest estimula uma abordagem voltada à investigação, encorajando uma experiência de aprendizagem mais rica. Para alcançara eficiência e claridade da proposta, WebQuests precisam ter o que Dodge (1997) chama de atributos críticos:

1) Uma INTRODUÇÃO que define o cenário e dá informações iniciais.

2) Uma TAREFA viável e interessante.

3) Um conjunto de RECURSOS e informações que são necessárias para completar a tarefa. Estes são adicionados aos WebQuests como links que podem ser documentos da Web, e-mails de especialistas que podem ser consultados, videoconferência, base de dados na Internet, CD-ROM, etc.

4) Uma descrição do PROCESSO que os estudantes vão seguir para completar a tarefa. O processo deve conter a descrição clara dos passos a serem seguidos pelos alunos.

5) Algum GUIA de como organizar as informações adquiridas. Pode ser em forma de questões-guia, diretivas para organizar as informações como linhas do tempo, mapas conceituais, diagramas de causa e efeito, etc.

6) Uma CONCLUSÃO que faz um fechamento para a aventura, relembra aos estudantes o que foi tratado e encoraje os aprendizes a estenderem o que aprenderam em outros contextos, dentro de sua realidade.

  

1) INTRODUÇÃO -- Webquest "Química sobre rodas"


                No Brasil, o principal meio de transporte de cargas é o rodoviário. Caminhões, bitrens, treminhões e caminhões-tanque são os responsáveis por carregar a produção nacional para os mais distantes centros urbanos do país.

                Os caminhões, em particular, os caminhões-tanque, transportam os mais variados insumos químicos que serão transformados em plásticos, borrachas, tintas, fertilizantes, combustíveis ou até mesmo alimentos.

                Muitas dessas matérias-primas são essenciais para a manutenção da vida humana, outras nem tanto. Algumas são perigosas e podem oferecer risco aos seres humanos, à vida animal e ao meio ambiente.

                Por isso é que elas precisam ser transportadas em veículos especialmente adaptados para esse fim, por motoristas devidamente treinados e preparados para o manuseio e o transporte dessas cargas.

                No entanto, vocês já se perguntaram o que poderia acontecer se um caminhão-tanque ou outro veículo de transporte de cargas perigosas tombasse próximo à sua casa?

                A que riscos estamos expostos em nossos lares?

                E o que aconteceria com o meio ambiente na região próxima ao derramamento desse suposto caminhão? Poderia haver algum tipo de contaminação do solo, dos lençóis freáticos?

                Pois é, tudo isso pode acontecer, embora a probabilidade seja baixa, ela sempre existe.

                Só que nós não estamos conscientes desses riscos porque existe uma codificação direcionada aos agentes de fiscalização (de trânsito e de receita) para que haja um controle sobre o que circula pelas estradas, avenidas e ruas das cidades.

                Essa codificação é normalmente vista na forma de placas de cor laranja presas na traseira e/ou laterais dos caminhões-tanque e seus similares.

                É o código ONU, de uso bastante amplo ao redor do mundo. Que tal utilizarmos esse código para aprender um pouco de Química e de Biologia?

                Essa é a nossa proposta de trabalho! Vamos aprender um pouco mais sobre ela na sequência:

2) TAREFA


                A partir de fotografias digitais de placas de caminhões de transporte de cargas perigosas, pesquisar na internet quais substâncias químicas eles contêm e quais os riscos (à saúde humana e ao ambiente) que elas podem causar.
                Geolocalizar essas substâncias e refletir sobre o panorama das substâncias químicas que transitam pela nossa região.

 3) RECURSOS


4) PROCESSO


4.1. Registre com uma câmera fotográfica as placas laranja de caminhões de cargas perigosas e anote o local aproximado onde a foto foi obtida.

4.2. Utilizando a internet, pesquise qual(is) a(s) substância(s) que você conseguiu registrar com a sua câmera.

4.3. Com o auxílio do professor, use o link 1 da seção "RECURSOS" para descobrir qual substância estava sendo transportada no caminhão que você fotografou. Pode ser que não seja uma substância única mas algo mais complexo. Procure selecionar uma carga que indique uma única substância.

4.4. Agora, utilize o link 2 da seção "RECURSOS" para pesquisar sobre a substância química escolhida.

4.5. Você deve obter os seguintes dados: nome químico da substância, estrutura química, aplicações tecnológicas da substância, riscos para a saúde humana, riscos para o meio ambiente.

4.6. Use o link 3 da seção "RECURSOS" para pesquisar uma notícia real sobre acidentes de trânsito envolvendo o tombamento de um caminhão contendo a mesma. Se possível, pesquise qual seria a melhor forma de minimizar os riscos de contaminação ambiental.

4.7. Use o link 4 da seção "RECURSOS" para obter as coordenadas geográficas do local onde a foto foi obtida. ( O link 5 também ajuda a realizar essa tarefa.)

5. ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

Elabore uma apresentação contendo obrigatoriamente os seguintes itens:
                Foto da placa de caminhão
                Captura de tela do mapa do google maps mostrando o local da foto
                Nomes da substância estudada
                Estrutura Química
                Aplicações tecnológicas
                Riscos à saúde humana
                Riscos Ambientais
                Notícia sobre o derramamento da substância (com auxílio do professor)

6. CONCLUSÕES


                Elabore um texto que reflita sobre as suas impressões acerca dos resultados da sua pesquisa. 

7. RESULTADOS


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